-
Arquitetos: Javier Mera Luna, Lesly Villagrán, María Beatriz Moncayo
- Área: 25 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arrachay de Quichua: Arrarray, muito quente (água termal). Achachay, muito frio (páramo andino). O projeto é uma auto-encomenda. É realizar um sonho em um trabalho que combina o aprendizado sobre a tecnologia local, os entraves ambientais, e os desafios de uma arquitetura mínima e flexível. Projetado durante a pandemia, o projeto se baseia no questionamento de novas formas de vida e trabalho remoto na natureza. Um conceito de "workcations" ( combinação das palavras em inglês work + vacations, ou, trabalho + férias, em português)
Situado no páramo andino, a quase 4.000 metros acima do nível do mar, este novo desafio se baseia nas lições aprendidas nas construções de madeira. Já existe um primeiro projeto em que as dificuldades de construção nestas condições adversas foram compreendidas. O clima é muito frio, envolto em uma atmosfera de nuvens e árvores (achachay). Decidiu-se construir um abrigo que armazenasse o máximo de calor possível na parte de dentro, mas que permitisse experimentar o frio de fora através da água termal (arrarray).
A proposta foi de pré-fabricar 2 módulos em um espaço próximo à cidade. Nós o fizemos entre amigos com nossas próprias mãos, sob um teto. Isto nos permitiu otimizar o tempo de produção. No dia do transporte, a estrutura é colocada à prova e submetida a forças de tensão e compressão muito elevadas, o que representa um grande estresse para a equipe pelo medo do desconhecido, do que era novidade para todos. Finalmente o objetivo foi alcançado e Arrachay foi montado a partir das 2 peças, em seu destino, a mais de 100 km de distância de seu local de pré-fabricação.
Projeto. As dimensões foram estabelecidas pensando na viabilidade do caminhão que transportaria os elementos, e na otimização dos materiais industrializados (3,05m de largura por 4,88m de comprimento e 2,44m em seu ponto mais alto). Uma planta de 15m2 deveria concentrar várias funções e ser flexível. Em uma única linha de 60cm, os serviços foram situados em um módulo metálico preto (cozinha, arquibancada, meio banho) e o restante do espaço foi mantido livre e tem grande presença de madeira e vidro. Voando para fora, um módulo de dormir adicional junto ao vidro lateral que o conecta com a floresta externa, e que também funciona como uma cama extra. O balcão de cozinha se dobra para criar a altura da mesa de jantar, que também é o espaço de trabalho. Ao lado do banheiro, o chuveiro llucha (da palavra quichua para nua) é também uma banheira e fica completamente do lado de fora, entre as árvores e arbustos. Lá em cima, há espaço para um leito duplo, com uma vista frontal da lagoa e uma vista para cima, das estrelas.
O objetivo do projeto era ter uma pegada de carbono negativa em sua construção. Neste sentido, o desafio foi atingir um isolamento térmico eficiente sem o uso de materiais derivados do petróleo. Estamos mais uma vez comprometidos em desenvolver a tecnologia com um estúdio parceiro, YES Innovation, para experimentar o BIOM, um novo isolamento de fonte biológica que aproveita as características térmicas da fibra de arroz fabricada localmente sob a premissa de ter um triplo impacto em sua produção (social, ambiental e econômico) com comunidades em Daule, na costa equatoriana, onde esta fibra costumava ser queimada e agora tem sido reutilizada em um processo de economia circular. Em Arrachay, cada elemento do volume (paredes, piso, teto) foi considerado para estabelecer uma densidade BIOM apropriada de 50 kg/m3, para preencher a estrutura em madeira, utilizando o isolamento com um tratamento natural à prova de fogo em cada elemento em um processo manual. O uso desse método de isolamento a granel permite uma otimização da instalação, pois ocupa toda a parede, limitando a presença de pontes térmicas. A densidade e as características térmicas do isolamento colocado do lado de fora lhe permitem reter o calor de dentro, resultando em um alto desempenho térmico diante das fortes variações de temperatura no ambiente. Uma análise realizada no local confirmou a distribuição homogênea do isolamento no envoltório.